quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Coisas que aprendi no Peru 2


Outra coisa que aprendi no Peru é que o ‘pertinho’ de peruano é muuuuuuuuuuuito pior eu de mineiro!!! E horário para eles é algo totalmente irrelevante, desnecessário e na verdade inexistente. Afinal o que é o tempo senão uma mera convenção?
Para nós brasileiros, praticamente litorâneos, qualquer distância percorrida, mesmo que na horizontal, a 3000m de altitude é infinitamente longe, pesado, rarefeito e já falei longe?.. hehehe..
Pois é... chegamos em Ayacucho, a 3000m de altitude, e a cidade estava em greve (aliás outro grande aprendizado que vou contar depois). Bom, não havia transporte da parada do ônibus para a casa onde ficaríamos...



Aliás, lugar lindo! O mais alto da cidade, com uma vista privilegiada de todo o vale... porém chegar lá a pé! afff... Enquanto andávamos a passos de lesma (não adianta tentar andar rápido, é como se suas pernas grudassem no chão! Como se tivesse imãs te puxando pra baixo, e a cada passo temos que descolar o pé do chão), mas sim, enquanto andávamos cambaleantes, sem nenhuma mala no ombro e com alguns de nós desmaiando, os peruanos da igreja que vieram nos receber, seguiam serelepes, sorridentes, ágeis e carregando toda a bagagem!!!
Me senti a própria “smurfete” (uns 50 kg mais gorda, mais velha e morena.. hehehe), perguntando a cada dois passos: falta muito? Ao que eles respondiam: é logo ali...
Argh!!!!!!!!! Nunca acreditem no “logo ali” de um peruano!!! Hehehe... :)





Outra coisa, esqueça esse negócio de horário... totalmente irrelevante. Se você marcar às 8 h eles vão chegar às 10 h, se marcar às 10h vão chegar às 12h. Então desista. Simplesmente se encontrem e aproveitem o momento.






O bom disso é que eles nunca têm pressa de se livrar de você, não ficam olhando no relógio enquanto você fala, e sempre esperam que o grupo aumente com a chegada de mais um. As pessoas são importantes e estar com elas é o que vale!




Gostei muito disso!! :)

Nenhum comentário: