domingo, 6 de setembro de 2009

Coisas que aprendi no Peru 1


Uma das coisas que descobri mais incríveis que pode acontecer com alguém é ter a chance de observar e experimentar novas culturas.

É fantástico poder perceber que tudo o que considerávamos óbvio, lógico, automático e perfeito, pode de repente se tornar infinitamente ridículo, complicado, absurdo e aprendido.

Desde o primeiro momento em que chegamos ao Peru nos deparamos com as diferenças e confrontamos nossos absolutos. E a única certeza que nos sobra é que o óbvio não é tão óbvio assim.

Quero deixar claro que estou descrevendo minhas reflexões e impressões pessoais, sem qualquer pretensão de descrever uma cultura, fazer assertivas antropológicas e sociais, ou assumir como padrão cultural os comportamentos aqui observados e descritos. É apenas um diário de viagem.. totalmente subjetivo.. :)

A primeira coisa que aprendi é que Coca-cola não é preferência universal, embora sua presença o seja.. hehehe... Os peruanos têm sua própria “cola” (que aliás foi comprada pela coca-cola) e se orgulham muito dela.


E para eles é tão óbvio que todos prefiram sua Inca-Kola, que quando pedimos “gasosa” (refrigerante) nos restaurantes, eles nem perguntam qual e já trazem a nacional, aberta e quente!! (outra preferência nacional...)
A Inca-Kola é uma bebida gasosa, que tem sabor de chiclete Buzzy e cor de detergente de pia Ypê amarelo. Visualmente, a sensação que se tem que minhas vísceras vão se dissolver como a gordura das panelas que lavo com Ypê... Ao paladar, aquele negócio quente e doce com gosto de conservante só me fazia pensar “tá bom, já bebi tudo, que horas vou ganhar o anel que vem de brinde com o chiclete Buzzy?”.. heheheh...


Houve no grupo quem gostasse e só bebesse isso até o último dia... há suspeitas de que ele tem propriedades entorpecentes, porque só assim pra pedir voluntariamente por esse líquido inusitado. Além do que, quem bebia desenvolvia crises de riso.. brincadeirinha.

Na verdade, se tomar beeeeeem gelado, até que é gostoso. :)

3 comentários:

Dona Aline disse...

E se eu te contar que eu adoraaaaava tomar Inca-cola e suco de milho-roxo!!!! E sabe aonde???
No Japão!!!

Celinda disse...

mintira!!!!!
sério????
como assim? esse troço viaja o mundo??? caramba...
só alguém q gosta de refrigerante de abacaxi pra gosta de inka-cola mesmo.... kkkkkkkkk

Fabiana M. Braun disse...

Ahhhhhhhhhh!
Uhuuuu então a Inka viaja o mundo?..até que eu sobreviveria no Japão...e "BIBA" la Inka! :P
Eu quase chorei de rir com esse post...sabia que ia acabar sobrando pra mim!
Mas vem ká Celinda...nem vem que ela com alguns gelinhos se tornou irresistivél pra ti né? :P rs...

Viiiu alguém pode me dar uma Inka de presente? rs....